Pular para o conteúdo principal

A Depressão e o Preconceito

Este Blog será para mim como um diário.

Nele vou registrar as coisas mais absurdas que acontecem cotidianamente na minha vida, mais especificamente, na minha mente e com as minhas emoções.

A depressão é uma doença extremamente difícil de entender e de lidar.

Para aumentar a complicação é uma doença estigmatizante. Há um grande preconceito que transforma o deprimido em uma pessoa incapaz, um perdedor, um fracassado. Eu estou aposentada por invalidez devido a depressão que me consome, o corpo e a alma, há 4 longos anos. Ela chegou de forma arrebatadora e eu não fui capaz de perceber isso. É uma doença difícil de perceber quando ela está chegando. Quando percebemos que estamos com depressão é porque os sintomas já estão se sobressaindo, mostrando que alguma coisa está errada com a gente. Quando me dei conta dela, minha vida já estava de cabeça para baixo. É o famoso momento do "cair a ficha".

Devido ao grande preconceito que existe em relação às pessoas deprimidas não é nada fácil falar sobre ela. Ninguém que tem ou teve depressão se sente confortável para falar sobre ela. Em geral, as pessoas não entendem o que é essa doença que ninguém vê, mas que destrói a vida de toda uma família em poucos meses. Por isso é comum a pessoa guardar silêncio sobre o que se passa com ela. 

É difícil para a família, para os amigos e até mesmo para alguns profissionais, psiquiatras e psicólogos, entenderem o que faz uma pessoa deixar de viver, embora esteja viva. É um lidar com a morte todos os dias.

Só sabe o que é uma depressão quem já esteve acometido por ela. E ainda assim, há níveis diferentes de desenvolvimento e de tratamento dela, o que significa que quem tem uma depressão leve, causada pelo sentimento de luto, por exemplo, jamais saberá como é ter uma depressão crônica sem causa aparente, ou específica.

Este preconceito é o que nos faz evitar o diálogo. Nada pode ser pior do que você falar o que sente para alguém, enquanto tudo o que ela faz é tentar minimizar os nossos sofrimentos com sugestões pueris de soluções para a encontrar a cura facilmente.

Para muitos a depressão só acomete pessoas que não tem religiosidade ou que são solitárias, com pouca atividade social.

Mas, não é assim. Esta doença debilita uma pessoa rapidamente. Atua na mente, nas emoções e nas funções biológicas do corpo físico.

É preciso acabar com o preconceito. Depressão e preguiça são coisas totalmente diferentes. E ninguém tem depressão de propósito para "chamar a atenção", como dizem alguns.

Se quiser ajudar alguém com depressão, fale abertamente com ela, sem fazer qualquer juízo de valor sobre as limitações e dificuldades pelas quais ela está passando. Respeite-a. Ela precisa de apoio e não de conselhos de como transformar sua vida pela uso da "Fé Religiosa" e com o "Poder do Pensamento Positivo". A Fé Religiosa e a Positividade são necessidades para qualquer ser humano viver com serenidade, quer tenha depressão ou não.

Espero encontrar aqui um espaço para tentar entender como se dá a depressão, o último estágio da dor humana, segundo Augusto Cury, e ainda ajudar a outras pessoas criando um elo de ligação entre os que tem que lidar com esta doença dia a dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Silêncio da Depressão - O Que Me Impede de Conversar e Ter Relações Socias

O Silêncio da Depressão - O Que Me Impede de Conversar e Ter Relações Socias. Um dos piores pesadelos de uma pessoa com depressão é a sensação de não ter controle dos seus pensamentos e das suas ações. A difícil tarefa de pensar Um fluxo enorme de pensamentos torna-se insuportável. Tenho a necessidade de parar de pensar mas não consigo. São pensamentos invasores, os quais eu não quero pensar. No entanto, eles estão lá, involuntariamente. São como imagens borradas de uma pintura. É como se eu não pudesse mais distinguir os acontecimentos na minha vida. Não há passado, nem futuro. O presente não passa de momentos isolados, sem nexo com o passado e nem com o futuro.  A vida torna-se um grande peso. Sinto-me incapaz de carregar em meu corpo e em minha mente o peso de cada momento vivido.  Se eu sou um veiculo de comunicação e interação com outras pessoas, de repente me sinto desconectada, sem qualquer vínculo com as pessoas a minha volta, sem nenhum envolvime